ESCAPE JÚNIOR
UM JOGO COM INCRÍVEIS CONTEÚDOS
PARA AS CRIANÇAS

ESCAPE JÚNIOR trabalha com diversos conceitos e implicações pedagógicas, essenciais para as crianças. São eles:

Aprender conteúdos brincando

As diversas charadas e enigmas propostos pelo jogo desafiam as crianças a operarem pesquisas relativos a diversos assuntos,  tais como problemas matemáticos, dados sobre ciências, história, geografia e meio ambiente, sobre o que falamos com detalhes abaixo. Ressaltamos que todos os conteúdos foram construídos com o auxílio de pedagogos especializados. 

UM JOGO PARA ESTREITAR LAÇOS ENTRE PAIS E FILHOS

Recomendamos fortemente o jogo entre pais e filhos e garantimos que os adultos irão se divertir também. É nesse instante que uma mágica acontece: as crianças simplesmente adoram brincar com seus pais e quando percebem que a brincadeira é de verdade para todos, ou seja, que seus pais também estão se divertindo e não fingindo, que experimentam o maior deleite! É desta forma que o Escape Júnior estreita as relações afetivas entre pais e filhos e constrói uma experiência familiar tão importante quanto verdadeiramente memorável.

Jogos de adivinhações

ESCAPE JUNIOR é um grande jogo de adivinhações. As charadas estão postas à frente do grupo de jogadores, prontas para serem decifradas, adivinhadas, o que é extremamente prazeroso para crianças, conforme afirma o pesquisador italiano GIANNI RODARI: "Por que as adivinhações agradam tanto às crianças? Porque, mais ou menos, representam a forma concentrada, quase simbólica, da experiência de conquista da realidade. Para uma criança, o mundo está cheio de objetos misteriosos, de acontecimentos incompreensíveis, de figuras indecifráveis. A própria existência da criança no mundo é, para ela, uma adivinhação a ser resolvida, que gira em torno dela com perguntas diretas ou indiretas. O conhecimento vem, frequentemente, sob a forma de surpresa. Daí o prazer de experimentar de modo desinteressado, por brincadeira, a emoção da procura e da surpresa".

Jogar em equipe e exercitar a colaboração mútua e a cumplicidade

A grande quantidade de trabalho a ser feito, para que se resolvam os problemas, em cada uma das salas do ESCAPE JUNIOR requer, como conceito fundamental, o trabalho em grupo. Aqui, se quiserem de fato vencer os desafios propostos, as crianças terão que unir forças e trabalhar em equipe.  

Aliás, serão constantemente lembradas disto pelos monitores, durante o jogo. Assim, desenvolvem conceitos sobre colaboração mútua e valorizam as conquistas umas das outras, pelo bem de todos. Não somente, exercitam a cumplicidade positiva, na medida em torcem para que os amigos saiam bem sucedidos dos desafios propostos. Exercitam, ainda, a cumplicidade no sentido mais amplo e humano da palavra, posto que terão que ajudar o semelhante e os animais: o menino desaparecido, os bichos em perigo, entre outros exemplos que aqui seriam possíveis. 

Desenvolvendo a criatividade

Na medida em que entram nas diversas salas do ESCAPE JUNIOR, as crianças são convidadas a um "jogo de imersão", ou seja, são transportadas para um outro "espaço-tempo". Por exemplo, poderão se imaginar em um verdadeiro navio pirata, ou então no perigoso laboratório de um cientista do mal. Estes jogos mentais (e aqui, ainda mais, presenciais e não virtuais!) são de suma importância para o desenvolvimento da imaginação. 

Não haverá, sobretudo, como decifrar enigmas e charadas sem o uso de uma boa dose de criatividade. Aqui os participantes são convidados a, como dizemos, por vezes, "pensarem fora da casinha", ou seja, buscarem respostas criativas para alguns problemas que não apresentam soluções simplesmente cartesianas.

A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA DA BRINCADEIRA

Os tempos modernos têm sido cruéis com os pequenos. Em gerações passadas andávamos livremente pelas praças e calçadas, íamos buscar pão na padaria, a pé, jogávamos futebol na rua... Não somente, fazíamos os nossos brinquedos inventados, construíamos nossas casinhas de blocos lógicos, equilibrando peças, escolhendo uma entre tantas que estavam misturadas em um balde. Hoje as crianças, em sua imensa maioria, estão impedidas de saírem de casa. Então recebem toda a sorte de programações da TV e da Internet, em uma situação de passividade muito preocupante. Em nosso ESCAPE JUNIOR a criança volta a ser protagonista. Ela cria hipóteses, experimenta possibilidade, enfim, atua diretamente na resolução dos problemas, constrói e decifra informações, em uma atitude saudável e transformadora. Modificar o mundo à sua volta, com criatividade, é uma das maiores potências das crianças, que lhes vêm sendo tiradas pela nossa vida moderna nas grandes cidades.

EXPERIMENTAR O VALOR DO TRABALHO

Na medida em que as crianças enfrentam os problemas propostos por cada sala, serão desafiadas a um intenso trabalho, que lhes tomará uma hora inteira de dedicação exclusiva.  Em outras palavras, as respostas só serão alcançadas graças ao trabalho e ao empenho de fato, e não por vias mágicas ou, em suma, de formas fáceis, entregues "de bandeja". 

O prazer de conquistar cada resposta por via do esforço, assim, é ainda mais reforçado, e valoriza a experiência do trabalho como caminho para se alcançar objetivos, quaisquer que sejam eles.

VENCER O MEDO - REFORÇAR A AUTOESTIMA

Todas as salas do ESCAPE JUNIOR foram concebidas de forma a criar uma atmosfera a que denominamos de "medo calculado". Não há nenhum de nós que, quando crianças (e muitos, saudavelmente, ainda adultos...) não gostassem de sentir aquele friozinho na barriga, característico de situações desconhecidas, que nos convidam à superação do medo. 

Aqui, seja na iminência de serem "pegos" em flagrante pelo zelador da escola, na investigação de um sótão onde precisam ajudar uma criança que necessita de sua ajuda urgente, ou ainda, tendo que salvar o planeta de um maluco que quer espalhar um vírus letal, entre outros exemplos, as crianças superam os seus medos e experimentam o prazer de contribuir para o bem comum, na medida em que podem vencer o mal. Saem da sala, enfim, com sua autoestima reforçada, o que é fundamental para o seu crescimento seguro e saudável.

CADA UMA DAS SALAS do ESCAPE JÚNIOR TERÁ

INFORMAÇÕES PEDAGÓGICAS PRECIOSAS PARA AS CRIANÇAS

O Porão do Navio Pirata

Nesta sala as crianças desvendarão os caminhos percorridos, no século XIX, pelo navio do pirata Willy Caolho, absorvendo importantes dados, tanto sobre a geografia, quanto sobre a história, mais notadamente das Américas. Não somente, as crianças terão pela frente desafios matemáticos, ao terem que somar o valor das várias partes dos tesouros do pirata, terão que decifrar números escritos em algarismos romanos, bem como outros tantos desafios, de lógica e observação aguçada.

O Sótão do Colégio

Assim que entram na sala, as crianças já encontram perguntas sobre conhecimentos diversos, escritas na lousa. Para encontrarem as respostas, terão que consultar livros que estão no sótão, o que estimula a prática da pesquisa. Não somente, resolverão enigmas decifrando símbolos secretos, bem como frases aparentemente sem sentido. Não somente, para saírem da sala, terão que jogar um jogo de tabuleiro que lhes exigirá muita concentração e organização de grupo.

Roubo no Museu

Nesta sala as crianças encontrarão reproduções de algumas das mais importantes obras de arte da humanidade, de autores como Leonardo da Vinci, Picasso, Monet, Magritte e Chagall, entre outros. Na sala há um catálogo das obras expostas, com breves informações sobre as mesmas que, depois, poderão ser aprofundadas em casa ou em sala de aula. Não somente, o problema do enredo da sala poderá estimular uma importante reflexão, com as crianças, acerca das formas como muitas vezes pessoas são consideradas culpadas, sem que existam provas consistentes contra elas.

A Cabana

Nesta sala, a tarefa do grupo será evitar que João Larápio, um perigoso contrabandista de animais, seja solto pela polícia, por falta de provas. As crianças entrarão na velha cabana, uma incrível cenografia que os fará sentirem-se transportados para o meio da floresta, em busca de provas que mantenham o bandido atrás das grades. É nesse contexto que encontrarão informações sobre animais brasileiros em extinção, bem como noções de geografia, ao se depararem com a rota do contrabando organizado pelo vilão, bem como poderão ter acesso a diferentes formas de comunicação, tais como o Código Morse e o método Braille de leitura para deficientes visuais.

O Laboratório do Dr. Maquiável

Nesta sala, as crianças encontrarão diversos enigmas e charadas matemáticas, que muito ajudarão no desenvolvimento do raciocínio para a resolução de problemas. Na medida em que precisam, entre outras tarefas, desarmar uma bomba, serão submetidos a uma série de cálculos lógicos, na busca pelas combinações numéricas que abrem portas e cadeados e que, finalmente, inutilizam o artefato explosivo. Aqui também brincamos com pesos e medidas e tratamos de apresentar a disciplina da química de um jeito leve, através de uma saudável e divertida brincadeira.


Faça já a sua reserva!