Escape Júnior

ESCAPE JÚNIOR
UM JOGO COM INCRÍVEIS CONTEÚDOS
PARA AS CRIANÇAS

ESCAPE JÚNIOR trabalha com diversos conceitos e implicações pedagógicas, essenciais para as crianças. São eles:

Aprender conteúdos brincando

As diversas charadas e enigmas propostos pelo jogo desafiam as crianças a operarem pesquisas, em que encontrarão acesso a conhecimentos em diversas áreas, sobre as quais falamos com detalhes mais abaixo. Em suas aventuras pelas diversas salas do ESCAPE JUNIOR, as crianças encontrarão problemas matemáticos, dados sobre ciências, história e geografia, além de importantes informações sobre o corpo humano. 

Ressaltamos que todos os conteúdos foram construídos com o auxílio de pedagogos especializados. As diversas charadas e enigmas propostos desafiam as crianças a operarem pesquisas, em que encontrarão acesso a conhecimentos em diversas áreas, sobre as quais falamos com detalhes mais abaixo. Em suas aventuras pelas diversas salas do ESCAPE JUNIOR, as crianças encontrarão problemas matemáticos, dados sobre ciências, história e geografia, além de importantes informações sobre o corpo humano. Ressaltamos que todos os conteúdos foram construídos com o auxílio de pedagogos especializados.

CADA UMA DAS SALAS DO ESCAPE JUNIOR TERÁ INFORMAÇÕES PEDAGÓGICAS PRECIOSAS PARA AS CRIANÇAS.

Veja abaixo os importantes conteúdos que serão encontrados em cada uma das salas do Escape Junior.

Jogos de adivinhações

ESCAPE JUNIOR é um grande jogo de adivinhações. As charadas estão postas à frente dos pequenos, prontas para serem decifradas, adivinhadas, o que é extremamente prazeroso para crianças, conforme afirma o pesquisador italiano GIANNI RODARI, um dos maiores especialistas em infância, da história: "Por que as adivinhações agradam tanto às crianças? Porque, mais ou menos, representam a forma concentrada, quase simbólica, da experiência infantil de conquista da realidade. Para uma criança, o mundo está cheio de objetos misteriosos, de acontecimentos incompreensíveis, de figuras indecifráveis. A própria existência da criança no mundo é, para ela, uma adivinhação a ser resolvida, que gira em torno dela com perguntas diretas ou indiretas. O conhecimento vem, frequentemente, sob a forma de surpresa. Daí o prazer de experimentar de modo desinteressado, por brincadeira, a emoção da procura e da surpresa".

Jogar em equipe e exercitar a colaboração mútua e a cumplicidade

A grande quantidade de trabalho a ser feito, para que se resolvam os problemas, em cada uma das salas do ESCAPE JUNIOR requer, como conceito fundamental, o trabalho em grupo. Aqui, se quiserem de fato vencer os desafios propostos, as crianças terão que unir forças e trabalhar em equipe.  

Aliás, serão constantemente lembradas disto pelos monitores, durante o jogo. Assim, desenvolvem conceitos sobre colaboração mútua e valorizam as conquistas umas das outras, pelo bem de todos. Não somente, exercitam a cumplicidade positiva, na medida em torcem para que os amigos saiam bem sucedidos dos desafios propostos. Exercitam, ainda, a cumplicidade no sentido mais amplo e humano da palavra, posto que terão que ajudar o semelhante: o menino desaparecido, o homem prestes a ser transformado em uma fera, entre outros exemplos que aqui seriam possíveis. 

Desenvolvendo a criatividade

Na medida em que entram nas diversas salas do ESCAPE JUNIOR, as crianças são convidadas a um "jogo de imersão", ou seja, a transportarem-se para um outro "espaço-tempo". Por exemplo, poderão se imaginar em um verdadeiro navio pirata, ou então no perigoso laboratório de um cientista do mal. Estes jogos mentais (e aqui, ainda mais, presenciais e não virtuais!) são de suma importância para o desenvolvimento da imaginação. 

Não haverá, sobretudo, como decifrar enigmas e charadas sem o uso de uma boa dose de criatividade. Aqui as crianças são convidadas a, como dizemos, por vezes, "pensarem fora da casinha", ou seja, buscarem respostas criativas para alguns problemas que não apresentam soluções simplesmente cartesianas.

A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA DA BRINCADEIRA

Os tempos modernos têm sido cruéis com os pequenos. Em gerações passadas andávamos livremente pelas praças e calçadas, íamos buscar pão na padaria, a pé, jogávamos futebol na rua... Não somente, fazíamos os nossos brinquedos inventados, construíamos nossas casinhas de blocos lógicos, equilibrando peças, escolhendo uma entre tantas que estavam misturadas em um balde. Hoje as crianças paulistanas, em sua imensa maioria, estão impedidas de saírem de casa. Então recebem toda a sorte de programações da TV e da Internet, em uma situação de passividade muito preocupante. Em nosso ESCAPE JUNIOR a criança é protagonista. 

Ela atua diretamente na resolução dos problemas, constrói e decifra informações, em uma atitude saudável e transformadora. Modificar o mundo à sua volta, com criatividade, é uma das maiores potências das crianças, que lhes vêm sendo tiradas pela nossa vida moderna nas grandes cidades.

EXPERIMENTAR O VALOR DO TRABALHO

Na medida em que as crianças enfrentam os problemas propostos por cada sala, serão desafiadas a um intenso trabalho, que lhes tomará uma hora inteira de dedicação exclusiva.  Em outras palavras, as respostas só serão alcançadas graças ao trabalho e ao empenho de fato, e não por vias mágicas ou, em suma, de formas fáceis, entregues "de bandeja". 

O prazer de conquistar cada resposta por via do esforço, assim, é ainda mais reforçado, e valoriza a experiência do trabalho como caminho para se alcançar objetivos, quaisquer que sejam eles.

VENCER O MEDO - REFORÇAR A AUTOESTIMA

Todas as salas do ESCAPE JUNIOR foram concebidas de forma a criar uma atmosfera a que denominamos de "medo calculado". Não há nenhum de nós que, quando crianças (e muitos, saudavelmente, ainda adultos...) não gostassem de sentir aquele friozinho na barriga, característico de situações desconhecidas, que nos convidam à superação do medo. 

Aqui, seja na iminência de serem "pegos" em flagrante pelo zelador da escola, na investigação de um sótão onde precisam ajudar uma criança que necessita de sua ajuda urgente, ou ainda, tendo que salvar o planeta de um maluco que quer espalhar um vírus letal, entre outros exemplos, as crianças superam os seus medos e experimentam o prazer de contribuir para o bem comum, na medida em que podem vencer o mal. Saem da sala, enfim, com sua autoestima reforçada, o que é fundamental para o seu crescimento seguro e saudável.

CADA UMA DAS SALAS do ESCAPE JÚNIOR TERÁ

INFORMAÇÕES PEDAGÓGICAS PRECIOSAS PARA AS CRIANÇAS

O Sótão do Colégio

Assim que entram na sala, as crianças já encontram perguntas sobre conhecimentos diversos, escritas na lousa. Para encontrarem as respostas, terão que consultar livros que estão no sótão, o que estimula a prática da pesquisa. Não somente, resolverão enigmas decifrando símbolos secretos, bem como frases aparentemente sem sentido. Não somente, para saírem da sala terão que jogar um jogo que lhes exigirá muita concentração e organização.

A Criatura

Aqui as crianças encontrarão importantes conteúdos sobre o funcionamento do corpo humano. Nesta sala, a tarefa do grupo será evitar que Jeremias Wolf se transforme em uma fera. As questões e charadas orbitarão, portanto, entre os conhecimentos sobre a incrível máquina que é o nosso organismo, bem como tratarão de apresentar aos pequenos a obra de importantes cientistas. Não somente, aqui as crianças terão que desvendar charadas através da linguagem de sinais usadas pelos deficientes auditivos, bem como o método Braille, usado pelos deficientes visuais, além de conhecerem o Código Morse e interessantes princípios sobre a reflexão da luz.

O Laboratório do Dr. Maquiável

Nesta sala, as crianças encontrarão diversos enigmas e charadas matemáticas, que muito ajudarão no desenvolvimento do raciocínio para a resolução de problemas. Na medida em que precisam, entre outras tarefas, desarmar uma bomba, serão submetidos a uma série de cálculos lógicos, na busca pelas combinações numéricas que abrem portas e cadeados e que, finalmente, inutilizam o artefato explosivo. Aqui também brincamos com pesos e medidas e tratamos de apresentar a química através de uma saudável e divertida brincadeira.

O Porão do Navio Pirata

Nesta sala as crianças desvendarão os caminhos percorridos, no século XIX, pelo navio do pirata Willy Caolho, absorvendo importantes dados, tanto sobre a geografia, quanto sobre a história, mais notadamente a das Américas. Não somente, as crianças terão pela frente desafios matemáticos, ao terem que somar o valor dos tesouros do pirata, terão que decifrar números escritos em algarismos romanos, bem como outros tantos desafios, de lógica e observação aguçada.


Faça já a sua reserva!